terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vinhos e dicas de seu ''Personal Wine''


Antes de servir Um vinho excepcional merece ser servido com consideração.Se o servir de qualquer maneira pode ficar desiludido e tirar conclusões erradas.A preparação deve começar várias horas antes de beber.O vinho pode ter depósito e, para que este assente no fundo da garrafa, deve repousar na vertical cerca de 24 horas.


Decantar A decantação realça asqualidades de um vinho,respondendo a duas exigências:eliminar o depósito e arejá-lo. No entanto, há quem a considereuma heresia. Para formar uma opinião, pegue em duas garrafasdo mesmo vinho, decante umadelas, e compare os resultados.Deve decantar de 1 a 3 horasantes de servir: quanto mais novoe robusto é o vinho, maior podeser o tempo de espera.Já um vinho velho deve serdecantado pouco antes de servir.


Cuidados com vinhosmuito velhos O excesso de respiração pode sertrágico para vinhos muito velhos,pois as substâncias complexasformadas no envelhecimentosão extremamente sensíveis e,em contacto com o ar, sofrem umarápida oxidação, degradando-serapidamente. Não é raro ver-sevinhos muito velhos explodiremem aromas, logo após de abrir agarrafa e, passados poucosminutos, extinguirem-se porcompleto. Portanto, cuidado, noarejamento de vinhos muito velhos!


Grandes Harmonias O vinho deve estar ao mesmonível da comida que acompanha:vinhos suaves para pratos poucotemperados e vinhos encorpadospara pratos mais pesados etemperados. Contudo, peranteum vinho muito velhoou excepcionalmente complexo,opte por sabores simplese requintados, que permitam"ouvi-lo" sem ruídos.


Harmonias Gourmet Caviar, peixes fumados - O Champanhe é sua companhia de excelência Ostras - Com Chablis ou Muscadet éconsiderado um clássicoFoie gras e Patés - Ideal com um branco docecomo Sauternes, Tokay, um Late harvest, PortoVintage ou Champanhe datadoConsommé - Na versão mais requintada exigeum vinho da madeira Carnes vermelhas e caça - As carnes vermelhase a caça, assadas, guisadas ou em tartese empadas, pedem um vinho tinto encorpado ou,se de sabores mais brandos, um branco velho. Carne de Borrego - Um genuíno bordeaux,ou outro tinto complexo


Os Vinhos da Madeira Também os delicados vinhos daMadeira estão entre os mais famososvinhos generososdo mundo, muito apreciadosna Europa desde o séc. XVIII.Embora o clima da Madeira, comuma temperatura média de 19ºC, nãopareça o mais adequado para aprodução de vinho finos, o Vinho daMadeira deve a sua singularidadeà complexa elaboração e a cincocastas de qualidade superior: Sercial,Boal, Verdelho, Terrantez e Malvasia.


A Garrafeira de excelência ATÉ 15 ANOS: Alguns grandestintos como Bordeaux, Bourgogne,Rioja, Douro, Alentejo etc. ATÉ 25 ANOS: Vinhos de Bordéus,Borgonha, Barolo, Bairrada,Dão, Portos, Madeiras, Moscatéis deSetúbal, Sauternes, Tokaji, etc.ATÉ 50 ANOS OU MAIS: Ascolheitas excepcionaisdos grandes tintos,normalmentee brancos, menos frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário