sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apaltagua e seus Reservas Top Wine do Chile....

Algum tempo depois, devido ao grande sucesso obtido pelo seu primeiro vinho lançado no mercado americano sob a marca Pacífico Sul, decide adquirir os Vinhedos e a Bodega Apaltagua. As instalações se localizam na 6ª região do país, no abençoado Vale de Apalta em Colchagua. Neste lugar se elaboram seus vinhos e é onde pretende se tornar um ator importante da indústria vitivinícola chilena e mundial. Apalta se encontra no centro do Vale de Colchagua, a poucos quilômetros da cidade de Santa Cruz.
O Vale de Apalta está composto por 800 hectares de vinhedos e outros cultivos. Este vale se caracteriza por suas excelentes condições para o desenvolvimento da uva vinífera. Isto foi demonstrado pelos grandes vinhos que se produzem na área, que fizeram que Apalta fosse conhecido como o vale abençoado pela mão de Deus.

Pinot Noir Apaltagua Reserva 2008
Vale de Curicó
Vinhedos
Todo o nosso vinhedo é cuidado e manipulado com afeto e respeito pelo meio natural que o rodeia. As uvas cultivadas para Apaltagua Reserva Pinot Noir provêm do nosso vinhedo de 60 hectares em Tricao no Vale de Curicó no Chile, lugar de extraordinárias condições naturais para o desenvolvimento das videiras viníferas.
Clima
O Vale de Curicó possui um clima do tipo mediterrâneo com invernos chuvosos e frios e verões calorosos e secos. O vale se destaca pelas diferenças de temperatura bem marcadas entre o dia e a noite, condição ideal para o crescimento de nossas uvas.
Vinificação
Nossas uvas são colhidas manualmente em março quando já atingiram a maturidade desejada. Antes de começar a fermentação, realiza-se uma exaustiva seleção das uvas. Depois, com a finalidade de extrair cor e aromas, o mosto (suco expremido da uva sem fermentação) é submetido por três dias a uma maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas. Depois o mosto é fermentado em reservatórios de aço inoxidável por doze dias com fermentos selecionados e em temperaturas que variam de 24º a 26ºC (75º e 79ºF). Posteriormente, 50% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho por um período que varia de seis a oito meses, para finalmente ser engarrafado e conservado em garrafa por seis meses antes de ser lançado no mercado.
Observações do enólogo
Apaltagua Reserva Pinot Noir é um vinho de cor vermelho-rubi clara, nítida e brilhante. Nele se destacam seus aromas bem marcados a cerejas e framboesas que estão em sintonia com o aporte das barricas. Na boca o sabor é suave e com personalidade. Seu sabor final é fresco e particular.


Cabernet Sauvignon Apaltagua Reserva 2009
Vinhedos
Todo o nosso vinhedo é cuidado e manipulado com afeto e respeito pelo meio natural que o rodeia. As uvas cultivadas para Apaltagua Reserva Cabernet Sauvignon provêm do nosso vinhedo de 60 hectareas em Apalta no vale de Colchagua no Chile. Este lugar é conhecido como o vale abençoado pela mão de Deus por causa de suas extraordinárias condições naturais para o desenvolvimento das videiras viníferas.
Clima
O Vale de Colchagua possui um clima do tipo mediterrâneo com invernos chuvosos e frios e verões calorosos e secos. O vale se destaca pelas diferenças de temperatura bem marcadas entre o dia e a noite, condição ideal para o crescimento de nossas uvas. Vinificação
Nossas uvas são colhidas manualmente em abril quando já atingiram a maturidade desejada. Com a finalidade de extrair cor e aromas, o mosto (suco expremido da uva sem fermentação) é submetido por três dias a uma maceração pré-fermetativa a baixas temperaturas. Depois, o mosto é fermentado em reservatórios de aço inoxidável por sete dias com fermentos selecionados e a temperaturas que variam de 28º a 30ºC (82º e 86ºF). Para extrair maior frutosidade, o vinho é submetido a uma segunda maceração por dez dias. Posteriormente 50% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho por seis a oito meses, para finalmente ser engarrafado e conservado em garrafa por seis meses antes de ser lançado no mercado.
Observações do enólogo
Apaltagua Reserva Cabernet Sauvignon se caracteriza por ser um vinho sofisticado e elegante. Nele se destaca sua essência a morangos e cerejas. Na boca é aveludado e de bom corpo. Seu final é saboroso e prolongado.

Carmenere Apaltagua Reserva 2009
Vinhedos
Todo o nosso vinhedo é cuidado e manipulado com afeto e respeito pelo meio natural que o rodeia. As uvas cultivadas para Apaltagua Reserva Carmenere provêm de nosso vinhedo de 60 hectares em Apalta no Vale de Colchagua em Chile. Este lugar é conhecido como o vale abençoado pela mão de Deus por causa das suas extraordinárias condições naturais para o desenvolvimento das videiras viníferas.
Clima
O Vale de Colchagua possui um clima de tipo mediterrâneo com invernos chuvosos e frios e verões calorosos e secos. O vale se destaca pelas diferenças de temperatura bem marcadas entre o dia e a noite, condição ideal para o crescimento de nossas uvas. Vinificação
Nossas uvas são colhidas manualmente em abril quando já atingiram a maturidade ideal. Com a finalidade de extrair cor e aromas, o mosto (suco expremido da uva sem fermentação) é submetido por três dias a uma maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas. Depois, o mosto é fermentado em reservatórios de aço inoxidável por sete dias com fermentos selecionados e em temperaturas que vairiam de 28º a 30ºC (82º e 86ºF). Para extrair maior frutosidade, o vinho é submetido a uma segunda maceração por dez dias. Posteriormente, 50% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho por um período que varia de seis a oito meses, para finalmente ser engarrafado e conservado em garrafa por seis meses antes de ser lançado no mercado.
Observações do enólogo
Apaltagua Reserva Carmenere é um vinho de cor púrpura intensa e selvagem. Nele se sobressaem, do princípio ao fim, notas a fumo, pimenta e cerejas vermelhas e negras. Na boca a textura é de corpo generoso, taninos suaves e maduros. De longo e suculento final.

Raboso....uva do Vêneto...

OS ORGÂNICOS ESTÃO POR TODA PARTE
RARIDADE ITALIANA
Fundada no fim do século XIX, na região do Vêneto, na Itália, a Cantina Perlage produz apenas 8.500 garrafas por ano com a rara uva raboso. O resultado é um vinho orgânico de qualidade, chamado Corte Del Giano — conhecido pelo sabor enxuto e um bouquet intenso, etéreo com notas de alcaçuz e marasca.

Aos pés das Prealpes Venetas, na faixa das colinas entre Asolo e Conegliano, surge a Cantina Perlage. Desde a fundação da empresa, no fim de 1800, o patrimônio de experiência e o profissionalismo que se acumulou nos anos, aliados à contínua atenção à evolução técnica e científica, permitiram fundir no melhor modo a excelência da tradição vinícula italiana com a enologia moderna. A escolha produtiva que diferencia Perlage desde 1981 é aquela de adotar, na realização dos seus vinhos inconfundíveis, técnicas exclusivas de agricultura orgânica, isto é, técnicas agrícolas e enológicas absolutamente naturais. Uma cuidadosa seleção no ato da vindima e uma grande paixão pelas tradições, fazem desta cantina um ponto de referência para os apaixonados por vinhos de qualidade.
www.perlagewines.com

De intenso vermelho rubi, este excelente tinto é potente e amplo. Em suas sensações olfativas são identificadas notas de especiarias e frutas vermelhas. Já à boca, mostra-se elegante, quente, encorpado e muito saboroso. O final de boca é persistente e muito agradável.

Variedade da uva: Raboso 100% Piave, uva autochthnous velha varietal
Tipo do vinho: Vinho corpóreo cheio da qualidade superior
Cor: Profundo brilhante - vermelho com reflexões da grandada
Ramalhete: Harmónico, com o cheiro das folhas de couro e secas que se misturam com o aroma da madeira envelhecida