segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bom começo de semana.; vai á dica: Espumante Rosé Casa de Sarmento


Rosé Casa de Sarmento (Lançamento)
Produtor: Casa de Sarmento
Região: Bairrada
Castaa: Touriga Nacional e Baga
Teor Alcoólico: 13% vol.
Notas de prova:
Com um intenso aroma e uma bela coloração salmonada, este espumante rosado é elaborado a partir de duas castas de eleição, a Touriga Nacional e a Baga. A Touriga Nacional é o ex-líbris da viticultura portuguesa. É uma casta conhecida pela sua baixa produtividade, porém de nobres qualidades, sendo considerada por muitos enólogos como sendo a melhor casta de Portugal. Também denominada por Poeirinha, a Baga, encontra as melhores condições, que permitem a sua plena maturação, em solos argilo-calcários. Assim, as uvas da casta Baga provenientes de terrenos arenosos e mais ricos em água poderão ser utilizados em vinhos base para espumante, originando alguns dos melhores vinhos espumantes da Região, como é o caso deste. Elaborado pelo método Champenoise apresenta-se com uma cor intensa e brilhante, com perlage fina e abundante e aroma frutado, que lembra framboesa e amora. Na boca é frutado, fino e elegante, apresentando uma mousse cremosa, na qual a bolha se dissolve na boca. Conjuga leveza e persistência com acidez mineral, possuindo uma boa complexidade.
Harmonização:
Aperitivos e entradas em geral ou até mesmo certos tipos de queijos frescos acompanham muito bem este espumante rosé. Mariscos, peixes fumados, carnes gordas assadas, como é o caso do famosíssimo leitão da Bairrada, carnes brancas e aves assadas, como frango ou pato, são também uma boa alternativa.
Temperatura de Serviço:
Deverá ser servido a uma temperatura de 6 a 8 ºC.

GALLO...o azeite é uma das mais antigas dádivas

Fruto de uma árvore milenar, o azeite é uma das mais antigas dádivas para a saúde e boa gastronomia de que há conhecimento. Puro, delicado, fragrante, o azeite pode ser consumido cru ou de todas as formas culinárias, dando sempre um toque distinto e inconfundível a qualquer prato. Há muito que a marca GALLO conhece a riqueza e versatilidade do azeite e é por essa razão que, passado quase um século, desde que se extraiu pela primeira vez o suco da azeitona nos lagares da empresa, ainda consegue surpreender. São anos e anos à serviço da boa gastronomia e da saúde que fizeram do azeite GALLO uma marca líder em seu segmento.

A história
Por trás da marca GALLO estão duas gerações de administradores visionários, Victor Guedes, pai e filho, que viram no azeite não apenas um produto de consumo doméstico, mas também um dos símbolos da identidade cultural de um povo. A família era proprietária de uma atividade comercial que se dedicava à exportação de produtos portugueses (azeite, azeitonas em conserva, vinho, castanha, frutos secos e azeitona) para as comunidades emigradas, tendo como mercados preferenciais o Brasil e a Venezuela. Reza a lenda que, em uma determinada manhã, Victor Guedes decidiu chamar o seu azeite de GALLO quando, depois de acordar e abrir as janelas do seu quarto ouviu um galo cantar. Como era de origem espanhola, registrou a marca com dois “L”. O nome foi preservado até hoje pela sua graça e originalidade. Embora a marca de azeite GALLO tenha sido registrada em 1919, foi principalmente nos anos 20 e 30 que a marca cresceu. À medida que a empresa da família crescia, o armazém do Poço do Bispo, em Lisboa, que centralizava a atividade de armazenamento e embalagem e de onde eram expedidos os produtos para fora do país, tornou-se pequeno para a dimensão que o negócio começava a ter.
Em 1938, a família adquire as instalações da União Industrial Lda., empresa fundada em 1860 na cidade de Abrantes. Naquela época existiam em Abrantes armazéns de azeite, um lagar (oficina onde são espremidas as azeitonas), uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia e uma saboaria. A Victor Guedes & Cia começa, então, a preparar ali os lotes de azeite que seriam transportados a granel para um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde eram embalados em latas para exportação. Até esse momento, o mercado doméstico era encarado como secundário, onde vendiam apenas azeite extra virgem, e, quando era permitido, o “lotado corrente” (lote de azeite virgem), além de sabões correntes e azeitonas em conserva. O principal destino das vendas era o mercado externo, através das marcas de azeite GALLO e Borboleta, sendo esta última uma marca de segunda linha.

O Brasil sempre foi um dos mercados mais importantes para a marca, importância essa que tem sido reforçada desde 1939, quando o tradicional azeite português tornou-se uma tradição, passada de geração para geração e presente nos momentos especiais da família brasileira. Acredita-se que a diminuição da exportação de azeite espanhol para a América Latina, em conseqüência da Guerra Civil Espanhola, abriu as portas do mercado para a empresa, permitindo expandir e fortalecer o seu negócio na América Latina, especialmente no Brasil. Aliás, foi no Brasil que Victor Guedes (filho) nasceu.

Em 1969, já sob o comando do filho do fundador, a empresa assume uma mudança de estratégia que iria se refletir fortemente no seu futuro – o novo objetivo a curto e médio prazo era aumentar a penetração no mercado português de azeite, de óleo embalado, de sabão tradicional e de azeitonas em conserva. De imediato se verifica uma fase de expansão industrial, caracterizada por fortes investimentos e modernização das instalações existentes. Datam dessa época vários projetos, como a aposta nas embalagens de vidro para distribuição no mercado local (e o conseqüente aumento da atividade que era, até este momento, unicamente de exportação) e a construção de uma unidade de extração de sementes de girassol para a produção de óleos. Em 1975, dando continuidade a estratégia, é concluída a instalação de uma nova refinaria do tipo descontínuo. No ano seguinte têm início as obras de instalação de uma unidade de extração de óleos de sementes. O lagar contínuo começa a operar em 1978 e em 1980 é inaugurada uma unidade de produção de sabão. Ao longo de todo este período se sucedem os investimentos e melhorias em unidades de embalamento de azeite e de óleo. Nesta altura a empresa reforça também a sua posição no mercado externo, dando ao Brasil um maior enfoque.

Em 10 de novembro de 1989, após um longo processo de negociação, a FIMA adquire a totalidade das ações da Victor Guedes, S.A., iniciando uma nova fase de expansão e modernização da empresa. Uma vez que a FIMA trabalhava essencialmente no mercado das gorduras, nomeadamente as margarinas, a aquisição teve como objetivo diversificar sua carteira de produtos. As unidades de produção de sabão e extração de óleo de sementes foram desativadas e a atenção se voltou para a seleção, controle de qualidade, loteamento e embalagem de azeite, bem como à refinação e embalagem do óleo de girassol. O início da década de 90 é marcante para a empresa, já que a operação de embalamento de óleo existente na FIMA, situado na localidade portuguesa de Santa Iria, é transferida para Abrantes e, em 1991, ocorre o relançamento da marca GALLO. O azeite é apresentado em novas garrafas, com a imagem da marca que conhecemos hoje.

No decorrer dos últimos anos, depois de ampliar a sua gama de produtos com o lançamento de azeites especiais, vinagres e pastas de azeitonas, a marca GALLO tornou-se líder, não somente no mercado português, mas também a principal marca de azeite em diversos países. Tradicional e genuíno, GALLO apela a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca e no imaginário que evoca o que há de melhor em Portugal e na sua cultura.

A linha do tempo

2001
● GALLO surpreende, criando três intensidades de sabor num mesmo valor de acidez 0.7%: os azeites Suave, Clássico e Intenso.
● Lançamento de mais um sabor: o Azeite Novo 2001/02. Fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio, é engarrafado logo a seguir à moenda, sendo caracterizado por um paladar com notas de verde, picante e frutado. Este azeite agradou tanto que passou a fazer parte da linha todos os anos.
2002
● Lançamento de novos produtos como as Pastas de Azeitona Verde e Azeitona Preta.
2003
● Lançamento do GALLO Azeite Clássico, enriquecendo ainda mais a gama de azeites virgem extra da marca.
● Lançamento da garrafa de 2 litros do Azeite GALLO.

2006
● Lançamento do GALLO Frutado, um azeite virgem extra com características muito especiais. O resultado é um azeite único que nos remete para os aromas da erva fresca e da fruta, com notas de amêndoa e noz. Uma riqueza de sabores que o torna perfeito para dar aos seus pratos um aroma inconfundível.
2007
● Lançamento de uma gama de vinagres composta por quatro vinagres de vinho envelhecidos em barris de carvalho - vinho branco, vinho tinto, espumante e balsâmico de Modena - e dois frutados - framboesa e sidra - elaborados a partir de uma cuidada seleção de frutas.
● Lançamento de um conceito inovador na categoria de azeite com a introdução do GALLO Grande Escolha, mostrando assim atitude de uma marca líder.
● Lançamento do GALLO Primeiro Azeite, sendo a primeira marca de azeite a criar uma variedade especialmente indicada para bebês a partir do 4º mês de idade. O produto é comercializado numa embalagem de 500 ml, com uma gargantilha informativa que ajuda os pais, nesta fase tão importante da vida dos seus filhos, com informações sobre a composição e benefícios do azeite; uma sugestão de receita para a primeira sopa do bebê; e ainda uma tabela com valores nutricionais do produto.2008
● Lançamento do GALLO Azeite (Colheita Tardia Delicado).

Os produtos
Com uma longa experiência, a marca GALLO se orgulha de apresentar uma enorme variedade de azeites. Entre si todos têm em comum a qualidade e a certeza de serem desenvolvidos com o maior rigor. Alguns são mais frutados e outros mais aromáticos, mas todos contribuem para acentuar o sabor dos alimentos, tornando cada refeição um imenso prazer e trazendo à mesa o verdadeiro frescor dos alimentos.GALLO Azeite VirgemO Azeite de Oliva GALLO é ideal para cozinhar e temperar no dia-a-dia. O sabor tradicional do azeite que fez, e ainda faz a história da marca GALLO.
GALLO Azeite Extra Virgem
O Azeite de Oliva GALLO é ideal para cozinhar e temperar no dia-a-dia. O sabor tradicional do azeite que fez, e ainda faz a história da marca GALLO.

GALLO Azeite Extra Virgem
Um azeite de elevada qualidade, que foi obtido através de uma criteriosa seleção de azeitonas. A correta utilização deste azeite aveludado, nos mais variados pratos, resulta numa intensidade de equilíbrio entre o suave e o doce.

GALLO Clássico
O paladar equilibrado, entre o doce, o amargo e o picante com intensidade média fazem desse azeite extra virgem indispensável em qualquer cozinha.

GALLO Suave
Caracteriza-se pelo seu odor frutado suave e pelo sabor delicado e doce. Este é um azeite extra virgem ideal para entradas, saladas e mesmo algumas sobremesas.

GALLO Intenso
Frutado e aromático, este azeite tem valores médios em termos de amargura e picância. O paladar intenso deste azeite combina bem com pratos de sabor forte.

GALLO Frutado
Há pratos que pedem um toque de frescura e jovialidade. Este azeite ligeiramente amargo e picante revela um intenso aroma de azeitona jovem, com notas de erva fresca e aroma que fazem lembrar nozes.

GALLO com Ervas Aromáticas
Ao melhor azeite, GALLO juntou as ervas que dão mais sabor aos pratos. Sempre com a preocupação de levar o melhor sabor, selecionou as ervas aromáticas que melhor temperam os pratos e preparou com elas três variedades de azeite: azeite com estragão, oréganos e tomilho. Três sabores que lhe permitem acrescentar aos pratos aquele toque diferente e original.

GALLO Primeiro Azeite
Um azeite extra virgem, com acidez de 0,2% e um sabor delicado, ideal para as sopas de bebês, respondendo às necessidades específicas dos pequeninos, contribuindo para uma alimentação equilibrada e um crescimento saudável.

GALLO Azeite Extra Virgem Reserva
Um azeite virgem extra de qualidade elevada, equilibrado, com um delicado sabor e textura muito aveludada. A distinção deste azeite é dada por algumas notas de amargo e picante. É ideal para acompanhar pratos mais finos e requintados.

GALLO Azeite Grande Escolha
Da sabedoria quase centenária da marca e dos melhores frutos das melhores oliveiras, nasce este azeite. Com uma acidez de 0,3%, este é o azeite com menor acidez da gama GALLO. Nobre, dourado, com algumas notas de maçã e erva fresca, trata-se de um azeite extra virgem, extraído a frio. A sua forte personalidade e excepcional qualidade resultam de uma criteriosa seleção de azeitonas feita ao longo do ano.

GALLO Azeite Novo (safra 2008-2009)
Este é um segredo bem guardado pelos lagareiros portugueses. No inverno, em cada vila, homens e mulheres aguardam pacientemente pelo dia em que o lagar abre finalmente as portas a todos. Celebrando o ritual da Tiborna, onde os lagareiros tinham por costume, no final do dia de trabalho, juntarem-se à volta de uma mesa, com familiares e amigos, para celebrarem o tão esperado azeite, mergulhando pedaços de pão fresco no azeite recém-extraído. Para alguns, o pão com azeite era ainda temperado com alho, flor de sal ou até açúcar e canela, tradição que está bem presente na alma de GALLO. É esta partilha que GALLO perpetua ano após ano, fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio. O resultado é um azeite virgem extra de altíssima qualidade, onde as notas de verde, picante e frutado se harmonizam e deixam revelar um segredo guardado ao longo de gerações pelos lagareiros de Portugal. O azeite é embalado em garrafa de vidro escuro para que nem a luz perturbe o seu sabor.

GALLO Azeite (Colheita Tardia Delicado)
O sabor e aromas do azeite são amplamente influenciados pela variedade das azeitonas e seu grau de maturação. Assim, quando as azeitonas colhidas estão mais maduras produzem um azeite mais doce, suave e delicado. GALLO assegurou que este azeite fosse obtido por azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação, dando origem a um azeite mais equilibrado, doce, aveludado e, acima de tudo, muito delicado.


A evolução visual
A partir da década de 90 o azeite GALLO é relançado, com nova imagem e em novas garrafas, estratégia que a marca repetiu várias vezes ao longo dos anos que se seguiram. Em 2006, GALLO reinventa a sua imagem, tornando-a mais atual, atrativa e próxima dos consumidores. Uma re-estilização criada com base no ícone da marca – o galo – e no respeito pela identidade de cada produto. O novo visual traz o tradicional galo agora virado para a direita, representando o futuro, e contempla os famosos ramos de oliveira ao lado, num design e layout diferenciados. Uma forma distinta e contemporânea de acompanhar as novas tendências do mercado, preservando os valores e o orgulho de uma marca portuguesa.-
Os slogans
O sabor de nossa história. (Brasil)

Gallo. O Sabor do Verdadeiro Azeite. (Brasil)

A cantar desde 1919. (Portugal)

Azeite Gallo, o mais português dos azeites. (1993)


Dados corporativos
● Origem: Portugal


● Lançamento: 1919


● Criador: Victor Guedes


● Sede mundial: Abrantes, Portugal


● Proprietário da marca: Unilever e Grupo Jerónimo Martins


● Capital aberto: Não


● Presidente: José Soares dos Santos


● Faturamento: Não divulgado


● Lucro: Não divulgado


● Presença global: 36 países


● Presença no Brasil: Sim


● Funcionários: 500


● Segmento: Alimentos


● Principais produtos: Azeites e vinagres


● Ícones: O galo do logotipo


● Slogan: O sabor de nossa história.



A marca no mundo
Os azeites da marca GALLO são comercializados em mais de 36 países ao redor do mundo, tendo em Portugal (onde possui quase 50% de participação de mercado), Brasil (30% do mercado mundial da marca), Venezuela e Espanha seus maiores mercados.