sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nome que alguns espumantes recebem de acordo com o país ou demarcação


Cava – Nome dado aos espumantes Espanhóis.
Sekt – Nome dado aos espumantes Alemães.

Champagne - Nome dado aos espumantes produzidos na região demarcada de Champagne na França.

Blanquette de Limoux – Espumantes (geralmente Brut ou Demi-Sec) proveniente das colinas que cercam a cidade Limoux na França. Produzidos com pelo menos 90% de uvas Mauzac, é permitido que se utilize na composição deste espumante, 10% de Chenin Blanc ou Chardonnay. São fabricados utilizando o Méthode Traditionnelle e as garrafas permanecem pelo menos 9 meses nas caves.

Crémant de Limoux - Espumates proveniente das colinas que cercam a cidade Limoux na França. Podem conter entre 20% e 40% de uvas Chenin Blanc, até 20% de uvas Mauzac Blanc e Pinot Noir (juntas ou separadas) sendo que a Pinot Noir não pode ultrapassar 10% no total da composição. São fabricados utilizando o Méthode Traditionnelle e as garrafas permanecem em repuso por 2 meses.

Vin mousseaux – Espumantes produzidos nas demais regiões da França.

Sparkling Wine – Nome dados aos espumantes em geral nos Estados Unidos.

Prosecco – Só pode ter este nome, os espumantes produzidos nas cidades de Connegliano ou Valdobbiadene (Vêneto-Itália). Utiliza processo de fermentação em tanques (seguindo o estilo do Méthode Charmat), porém com temperaturas bem baixas. É obtido a partir de uvas prosseco, que origina também seu nome. Essas uvas dão a este espumante, uma característica frutada e fresca, embora menos aromática.

Asti – Espumante produzido com uvas Moscato na cidade de Asti (Piemonte-Itália)

Spumante – Nome dados aos espumantes em geral na Itália.

Espumante – Assim chamamos no Brasil os vinhos espumantes que não estão classificados com um nome específico.
Varietais (tipos de uvas) normalmente utilizados na fabricação dos espumantes
Os tipos de uvas mais utilizados nos espumantes são a Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Os champagnes só podem ser fabricados com estas uvas. No geral os demais espumantes também utilizam estes tipos de uva além das uvas Riesling, Malvasia e Moscato.
Champagne é um tipo de vinho espumante elaborado sob normas regulamentadas na região de Champagne na França.
Só os espumantes dessa região podem levar no rótulo a indicação "champagne".
Em alguns países, os espumantes recebem nomes específicos também, como o Prossecco que é elaborado nas cidades Connegliano e Valdobiadenne na itália.
Na espanha, chama-se cava (um exemplo popular entre os brasileiros é a cava Freixenet). Na alemanha são chamados de sekt (a exemplo da sekt Mumm). Na própria frança, em regiões fora da demarcação de champagne, costuma-se colocar nos rótulos a expressão "vin mousseaux".

Um comentário:

  1. Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat). As borbulhas de CO2 que se formam durante o serviço são denominadas perlag. Em Portugal, hoje está a produzir em quase todas as regiões vinícolas, mas a Bairrada é uma região de Excelência. Se poder provar um Murganheira, verá a qualidade dos nossos Espumantes

    ResponderExcluir