segunda-feira, 17 de agosto de 2009

“A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais”‏





Dr.Guilherme Rodrigues comanda a degustação “A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais” dia 25 de agosto no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Faria Lima
Após a prova, serão servidos Tournedor de filé mignon ao molho madeira e Crema catalana
Guilherme Rodrigues, editor do caderno de vinhos da revista Gosto, é o convidado da próxima edição do ciclo O Vinho e seus Prazeres, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais”, a degustação será realizada no dia 25 de agosto, terça-feira, às 20h, no Baby Beef Rubaiyat da Avenida Faria Lima.
A produção de vinhos cada vez mais acelerada e o boom na utilização de produtos químicos nos vinhedos - resultado da cultura agrícola de produção de massa -, surgida após a 2ª Guerra Mundial, levaram os melhores produtores de países como Itália, França e Argentina perceberem que uma severa limitação desse método intervencionista seria necessária para a qualidade e preservação da identidade dos vinhos e partiram para uma vitivinicultura o mais natural possível. Surgiram então os métodos orgânico, biodinâmico e natural, que estão em franca evolução e são cada vez mais difundidos.
Para a degustação, Guilherme Rodrigues selecionou sete dos melhores exemplares de uvas que passaram por processos naturais, provenientes de quatro países. Os vinhos são:
- Prosecco Silvano Follador (Itália/Veneto) - Quartz Cailloux du Paradis 2006 (França/Loire)- Alvarinho Soalheiro Primeiras Vinhas 2007 (Portugal/Minho)- Racines Cailloux du Paradis 2005 (França/Loire)- Château Le Puy 2004 (França/Bordeaux)- Morgon Lapierre 2007 (França/ Borgonha) - J. Alberto 2007 (Argentina/Rio Negro)
Após a degustação, serão servidos Tournedor de filé mignon ao molho madeira com purê de batata e amêndoas e Crema catalana.
Data: 25 de agosto, terça-feira, às 20h
Local: Baby Beef Rubaiyat – Endereço: Avenida Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi
Inscrições: pelo telefone 3170-5111, com Elyane, ou e-mail ovinhoeseusprazeres@rubaiyat.com.br Preço: R$ 220,00 (cento e noventa reais por pessoa) – Lugares: 40 pessoas
Preço promocional para sócios ABS–SP: R$ 200,00 (por pessoa) – para obter o desconto, os sócios ativos devem fazer as inscrições até o dia 26 de junho diretamente com a secretaria da ABS-SP pelo tel. (11) 3814-1269 ou e-mail abs-sp@abs-sp.com.br
Patrocínio: Cartões VisaApoio: ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers)