sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Você sabia?




Lowenbrau - A Beer Like Bavaria

Uma das mais tradicionais e conhecidas cervejas alemãs, a LÖWENBRÄU, tem suas origens no ano de 1383 na Alemanha. No ano de 1818 teve início à era moderna da cervejaria, que passou a se chamar LÖWENBRÄU AG somente no ano de 1878, depois de ser vendida para a família Brey. O nome tem suas origens no fundador da cidade de Munique, Duke Henry, que tinha o apelido de “Lion”, batizando a cervejaria com o nome de Lion Brewed (em alemão LÖWENBRÄU). O leão, símbolo da marca, se tornou marca registrada em 1886. De 1914 a 1945 a cervejaria passou por graves problemas, especialmente em virtude das duas Grandes Guerras Mundiais. Mas isso não impediu que em 1928 se torna a primeira cervejaria de Munique a atingir a marca de 1 milhão de hecta litros produzidos. No ano de 1948, a marca começou a ser exportada, tendo como destino a Suíça. Quatro anos mais tarde um leão mecânico, símbolo da marca, emitiu seus primeiros rugidos na tradicional Oktoberfest, fincando a presença da marca no evento, da qual sempre participou. No começo da década de 70 a produção da cervejaria atingia a marca de 1.5 milhões de hecta litros (40 milhões de galões). Em 1974 foram assinados os primeiros contratos de licenciamento com a Inglaterra e os Estados Unidos. Nos próximos anos a marca expandiu-se internacionalmente. No ano de 1997, com o objetivo de manter a presença e crescimento em um mercado globalizado, duas das mais tradicionais cervejarias da cidade de Munique, LÖWENBRÄU e Spaten, se fundem. Em 2000 a marca introduziu uma campanha publicitária baseada no slogan “Löwenbräu, a beer like Bavaria”.


A marca no mundo

A LÖWENBRÄU se tornou uma das cervejas mais conhecidas e clássicas da Alemanha, sendo exportada para mais de 50 países ao redor do mundo.

Rolls Royce Spirit of Ecstasy

A imagem da “dama voadora” colocada sobre os capôs dos automóveis Rolls Royce são hoje sua marca registrada. A primeira dessas estatuetas, conhecidas como Spirit of Ecstasy (espírito de êxtase), foi encomendada por lorde de Montagu, assim que recebeu seu carro feito a mão, em 1911. A modelo foi sua secretária, Eleonor Thorton, por quem o nobre tinha explícita admiração. O escultor Charles Sykes foi quem recebeu a tarefa do lorde para fazer uma escultura que representasse a amada sentindo o vento e a “música” do motor de sua nova máquina.

Dica para o fim de semana...

Sauvignon Blanc

é o vinho que busca atender o consumo de verão brasileiro. Um vinho de muito frescor, mineralidade e leveza. Um branco de altitude atingindo 13,3% de álcool e que consegue manter a elegância e o equilíbrio harmônico. Fácil de beber, é um ótimo vinho para acompanhar peixes leves, ostras e queijos não maturados. Um grande terroir, um nobre vinhedo, um belo vinho de aperitivo!

Ficha Técnica:

Origem: Campos de Herciliópolis - Água Doce-SC

Produto: Villaggio Grando Sauvignon Blanc

Safra: 2008

Tipo Da Uva: Sauvignon Blanc

Altitude: 1.350 metros

Sistema De Condução: Espaldeira

Época Da Colheita: Abril/2008

Fermentação: Aço Inox

Barrica: Não estagiou em Carvalho

Número De Garrafas:

Lote: Único

Estilo: Vinho varietal

VISUAL....
Sua cor é amarelo palha, brilhante e transparente.
É um vinho com muitas e finas lágrimas.

NASAL.....
É marcado por um intenso e amplo aroma que inicia com toques vegetais de chá e ervas somados a aromas minerais que partem a frutas e fumaça.

BOCA......
Fresco, vivo e delicado, principalmente pelo fato de ser um pouco mais mineral, condição que levou ao não uso de barricas de carvalho para, justamente, não perder estas características.
Este vinho seco, de bom corpo, tem sua graduação alcoólica em 13,3%, porém, se mantendo muito equilibrado.
Por fim, sua persistência revela uma grande característica de um vinho de altitude.


http://www.villaggiogrando.com.br/


Casa de Sarmento Touriga Nacional 2004

Produtor: Casa de Sarmento
Região: Bairrada
Casta: Touriga Nacional
Teor Alcoólico: 12,5% vol.

Notas de prova: De cor rubi violácea e com um halo de evolução, este Touriga Nacional apresenta-se harmonioso, de estrutura sólida, com aroma intenso a frutos silvestres, com notas de caruma e de café. É um vinho encorpado, apesar do seu teor alcoólico ser de apenas 12,5% vol. e de taninos robustos e aveludados, atributos da grande personalidade desta casta. Apresenta um final de boca longo e persistente.Para reter toda a sua textura rica e aveludada, este tinto não foi filtrado antes de ser engarrafado, pelo que poderá formar algum depósito com o decorrer do tempo.

Harmonização: Queijos de pasta dura, de cabra ou ovelha, mais suaves, sem cardo ou sabor picante, assim como queijos curados de pasta mole acompanham na perfeição este Touriga. As partes mais magras do porco, perna de borrego, vaca e vitela assados ou estufados, caça de todo o género, pato e frango e churrascos em geral, são igualmente um ótimo acompanhamento para este tinto, nem tão velho que se possa perder no sabor intenso de alguns pratos, nem tão novo que possa anular as delicadas matizes de outros.

Temperatura de Serviço: Deverá ser servido a uma temperatura de 14 a 16 ºC.

http://www.saborluzitano.com.br