quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O VINHO MOSCATEL...

O VINHO MOSCATEL é proveniente da casta Moscatel Galego, que no Planalto Alijoense encontra um habitat natural perfeito, permitindo a produção de uvas de excelente qualidade e, consequentemente, a vinificação destes vinhos licorosos, doces, aromáticos, dourados e distintos.
A vinificação é feita com todo o rigor, sendo a fermentação realizada pelo sistema de curtimenta, com temperatura controlada em cubas autovidantes de aço. Este vinho é envelhecido em pipas, toneis e cubas de madeira de carvalho ou de castanho. Este estágio é feito durante vários anos, dependendo do tipo de vinho a obter, nunca inferior a três anos.

Quanto mais tempo durar o estágio, melhor se torna a qualidade do vinho. O grau alcoólico final do Vinho Moscatel ronda os 17ºC e o grau Baumé (açúcar) vai dos 3º aos 5ºC, dependendo do tipo de vinho: seco, meio-seco ou doce. Os vinhos mais secos bebem-se como aperitivos, a uma temperatura que varia entre os 6º e os 8ºC, e os doces bebem-se como digestivos, entre os 16º e os 18ºC.

Os Moscatéis da Adega Cooperativa de Alijó têm obtido inúmeros prémios e medalhas em Concursos Nacionais e Internacionais, sendo considerados internacionalmente como dos Melhores do Mundo.

1 Medalha de Campeão, o maior galardão de sempre em Portugal, no Concurso Ljubljana, Iugoslávia, em 1984.
1 Prémio Excelência, no Grande Concurso Vinhos do Mundo, 2002, em França.
23 Medalhas de Ouro, com destaque para duas medalhas obtidas em França, nos 1º e 2º Concursos dos Melhores Moscatéis do Mundo.
19 Medalhas de Prata, com destaque para duas medalhas obtidas em França, nos 1º e 2º Concursos de Melhores Moscatéis do Mundo.
6 Medalhas de Bronze, com destaque para a medalha obtida em França, no 2º Concurso dos Melhores Moscatéis do Mundo.

SABER ESCOLHER E SABER BEBER É UMA ARTE!

A ADEGA COOPERATIVA DE ALIJÓ produz óptimos Vinhos Reservas Tintos a partir da selecção das castas nobres do Douro e cultivadas em vinhas de altitudes entre 150 e 500 metros. Os solo são de xisto ou de transição.
As castas predominantes sao Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Mourisco.
A vinificação destes vinhos é feita pelo sistema de fermentação com curtimenta, em cubas autovidantes de aço inox, com temperatura controlada. Estes vinhos são estagiados em vasilhas de madeira de Carvalho Francês, durante um período de tempo variável conforme os tipos e marcas, com estágio posterior em garrafa, são encorpados e aromáticos. O grau alcoólico varia entre os 12º e os 13,5ºC. Os Reservas só se produzem em anos de boa qualidade. Devem ser servidos entre os 16º e 20ºC. Acompanham bem carnes, peixes, queijos e sobremesas.
Também se produzem em anos bons Vinhos Brancos Reservas, com as marcas Plátano Velho e Villas Calenas, que podem ser servidos como aperitivos ou durante as refeições, em temperaturas entre 6º e 10ºC. Acompanham bem peixes, mariscos e sobremesas.
Total de prémios até 31 de Dezembro de 2002 (41 Medalhas):

Prémio Prestígio e Qualidade, atribuído pelo ICEP para o melhor Vinho do Douro
12 Medalhas de Ouro
23 Medalhas de Prata
3 Medalhas de Bronze
Prémio "A Melhor Compra (Relação Qualidade/Preço)"
Xisto Velho - Grande Escolha

Vinho Tinto
Este vinho Reserva só é produzido nos anos de excepcional qualidade. Foi lançado em 2002, com a colheita de 1999.

Prémios e medalhas obtidos:
• Medalha de Ouro, no V Concurso Bacchus, em 2002, Madrid, a única medalha de ouro no concurso, na categoria dos Vinhos Tintos
• Prémio Excelência, no Grande Concurso dos Vinhos do Mundo, em Bourg, França
• Medalha de Prata no IV Concurso Mundial Wines Masters Challenge, no Estoril, Portugal
• Medalha de Prata no III Concurso Internacional de Vinhos Cidade do Porto, em 2002