quinta-feira, 25 de março de 2010

Mapa da Região de Bordeaux


BORDEAUX - CRU BOURGEOIS


A região de Bordeaux localiza-se a sudoeste da França, próximo ao Oceano Atlântico. Os vinhedos acompanham os cursos dos rios Garonne e Dordogne que desembocam no Gironde até o seu estuário. Bordeaux é a principal cidade da região e um dos mais importantes portos da França.

As estatísticas dessa região são realmente impressionantes. Bordeaux é o maior vinhedo demarcado em extensão do mundo. É, também, o maior produtor de vinhos finos. São aproximadamente 13 mil propriedades que cultivam cerca de 100 mil hectares e produzem (anualmente) 660 milhões de garrafas.


Devido ao bom número de rios que abastecem a região, Bordeaux não precisa se preocupar com suas necessidades hídricas. O clima é oceânico temperado. A diversidade de solos é incrível: graves (cascalhos com areia), argilo-calcário, argiloso, arenoso e cascalhado.

As principais castas tintas cultivadas são:


Cabernet Sauvignon: Casta de amadurecimento mais tardio, precisa de solos mais quentes e secos do tipo arenoso (Médoc e Graves). Empresta ao vinho a capacidade de guarda, os taninos, a acidez e aromas de frutas vermelhas e pimenta.

Merlot: É a casta tinta mais cultivada em Bordeaux. Amadurece mais cedo, precisa de solos mais frescos e argilosos (Pomerol e Saint-Emilion). Responsável pela cor, álcool, maciez e redondeza. Origina vinhos encorpados que evoluem mais rápido e que apresentam aromas de caça e "sous-bois".

Cabernet Franc: Casta menos utilizada, porém muito importante. Também é responsável pelo álcool nos vinhos. Os aromas tendem para terrosos e animal. É muito cultivada em Saint-Emilion.

Principais Regiões

Bordeaux possui 57 AOC's que estão agrupadas nas principais sub-regiões. As melhores são:


Médoc: Significa "terra do meio" porque está localizada entre o Atlântico e o estuário do Gironde. O solo é pobre, filtrante e quente, perfeito para a maturação completa da Cabernet Sauvignon. Seus vinhos são mais robustos, encorpados e com excelente potencial de guarda. Possui 08 denominações: Médoc e Haut-Médoc (regionais); Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien, Listrac-Médoc, Moulis e Margaux.

Graves: Região abaixo da cidade de Bordeaux que acompanha o curso do Garonne. O solo é mais arenoso e argiloso, produzindo vinhos tintos mais encorpados. Sua melhor denominação é Pessac-Léognan.

Sauternes e Barsac: Está localizada a 40 Km ao sul da cidade de Bordeaux. Possui um micro-clima muito particular que propicia o aparecimento do fungo Botrytis Cinérea. Esse fungo é responsável pelo ataque às uvas e conseqüentemente, ao aparecimento do famoso vinho de sobremesa Sauternes. Sua principal casta é a Sémillon.

Entre-Deux-Mers: Está situado entre os rios Garonne e Dordogne, em encostas suaves e pequenos vales. A região produz mais brancos que tintos e as principais castas são: Sémillon e Sauvignon Blanc.

Libournais: Esta região localiza-se na margem direita do rio Dordogne, ao redor da cidade de Libourne. Seus vinhos são quase que exclusivamente tintos e a casta predominante é a Merlot. As principais denominações são: Saint-Emilion, Pomerol e Fronsac.

Classificações

A tipicidade dos vinhos e vinhedos de Bordeaux se deve a existência de uma hierarquia entre os diferentes terrenos (crus) das várias denominações. Existem muitas sub-regiões, apelações e châteaux, portanto, seria melhor dividirmos os vinhos em 03 categorias:

Genéricos: São os vinhos (brancos, rosés e tintos) que podem ser feitos em qualquer parte de Bordeaux. Correspondem hoje por aproximadamente 45% da produção. Exemplo: Bordeaux Rouge e Bordeaux Supérieur.

Regionais: São os vinhos feitos numa sub-região específica. Exemplo: Médoc, Haut-Médoc, Graves e Sauternes.

Comunais: São os vinhos mais procurados. Além de pertencerem a uma sub-região específica, indicam a comuna (lugarejo) onde foram feitos. Exemplo: Margaux, Pauillac e Pomerol.


O termo "cru" surgiu na Borgonha e indica uma determinada parcela de terra (terreno) que produz um vinho específico cuja características se repetem nas mais variadas safras. Ou seja, na Borgonha, é o terreno que recebe a denominação de "cru". Em Bordeaux é diferente. É a propriedade (chateau) que recebe a classificação.

Em 1855, por conta da Exposição Universal de Paris de 1856, o sindicado dos corretores de vinhos de Bordeaux classificou apenas os vinhos do Médoc com base no preço. Foram classificados 58 vinhos (propriedades) em 05 crus: Premiers Cru, Deuxièmes Cru, Troisièmes Cru, Quatrièmes Cru e Cinquièmes Cru. Hoje são 61 vinhos.

Premiers Crus

Ch.Latour (Pauillac);

Ch.Lafite-Rothschild (Pauillac);

Ch.Mouton-Rothschild (Pauillac);

Ch.Margaux (Margaux);

Ch.Haut-Brion (Graves - Pessac).
Deuxièmes Crus

Ch.Branc-Cantenac (Margaux);

Ch.Dufort-Viviens (Margaux);

Ch.Lascombes (Margaux);

Ch.Raussan-Ségla (Margaux);

Ch.Rauzan-Gassies (Margaux);

Ch.Pichon Longueville Baron (Pauillac);

Ch.Pichon Longueville Comtesse de Lalande (Pauillac);

Ch.Cos d'Estournel (Saint-Estèphe);

Ch.Montrose (Saint-Estèphe);

Ch.Ducru-Beaucailou (Saint-Julien);

Ch.Gruaud-Larose (Saint-Julien);

Ch.Léoville-Las-Cases (Saint-Julien);

Ch.Léoville-Poyferré (Saint-Julien);

Ch.Léoville-Barton (Saint-Julien).
Troisièmes Crus

Ch.La Lagune (Ludon);

Ch.Boyd-Cantenac (Margaux);

Ch.Cantenac-Brown (Margaux);

Ch.Desmirail (Margaux);

Ch.Ferriére (Margaux);

Ch.Giscours (Margaux);

Ch.d'Issan (Margaux);

Ch.Kirwan (Margaux);

Ch.Malescot-Saint-Exupéry (Margaux);

Ch.Marquis d'Alesme-Becker (Margaux);

Ch.Palmer (Margaux);

Ch.Calon-Ségur (Saint-Estèphe);

Ch.Lagrange (Saint Julien);

Ch.Langoa (Saint Julien).
Quatrièmes Crus

Ch.La Tour-Carnet (Haut-Médoc);

Ch.Marquis de Terme (Margaux);

Ch.Pouget (Margaux);

Ch.Prieuré-Lichine (Margaux);

Ch.Duhart-Milon-Rothschild (Pauillac);

Ch.Lafon-Rochet (Saint-Estèphe);

Ch.Beychevelle (Saint Julien);

Ch.Branaire-Ducru (Saint Julien);

Ch.Saint-Pierre (Saint Julien);

Ch.Talbot (Saint Julien).
Cinquièmes Crus

Ch.Belgrave (Haut-Médoc);

Ch.Camensac (Haut-Médoc);

Ch.Cantemele (Haut-Médoc);

Ch.Dauzac (Margaux);

Ch.Du Tertre (Margaux);

Ch.Batailley (Pauillac);

Ch.Haut-Batailley (Pauillac);

Ch.Clerc-Milon (Pauillac);

Ch.Croizet-Bages (Pauillac);

Ch.Grand-Puy-Ducasse (Pauillac);

Ch.Grand-Puy-Lacoste (Pauillac);

Ch.Haut-Bages-Libéral (Pauillac);

Ch.Lynch-Bages (Pauillac);

Ch.Lynch-Moussas (Pauillac);

Ch.Mouton-Baronne Philippe (Pauillac);

Ch.Pédesclaux (Pauillac);

Ch.Pontet-Canet (Pauillac);

Ch.Cos-Labory (Saint Estèphe).


Acontece que muitos vinhos ficaram de fora. Esse descontentamento fez surgir o "Syndicat des Crus Bourgeois du Médoc" que criou uma lista paralela dos outros bons produtores. Em 2003 essa lista se tornou oficial. Foram classificados mais 247 produtores do Médoc. Essa classificação divide os vinhos em 03 categorias: Crus Bourgeois Exceptionnels (9), Crus Bourgeois Supérieurs (87) e Crus Bourgeois (151).

Crus Bourgeois Exceptionnels

Ch.Siran (Margaux);

Ch.Labégorce-Zédé (Margaux);

Ch.Haut-Marbuzet (Saint Estèphe);

Ch.Les Ormes de Pez (Saint Estèphe);

Ch.de Pez (Saint Estèphe);

Ch.Phélan-Ségur (Saint Estèphe);

Ch.Potensac (Médoc);

Ch.Chasse-Spleen (Moulis);

Ch.Poujeaux (Moulis).


Ainda em 1855, a classificação também atendeu à região de Sauternes-Barsac.

Premier Grand Cru

Ch.d'Yquem.

Premiers Crus

Ch.Climens;

Ch.Clos Haut-Peyraguey;

Ch.Coutet;

Ch.Guiraud;

Ch.Lafaurie-Peyraguey;

Ch.Rayne-Vigenau;

Ch.Rabaud-Promis;

Ch.Sigalas-Rabaud;

Ch.Rieussec;

Ch.Suduiraut;

Ch.La Tour-Blanche.

Deuxièmes Crus

Ch.Broustet;

Ch.Caillou;

Ch.d'Arche;

Ch.de Malle;

Ch.Doisy-Daêne;

Ch.Doisy-Dubroca;

Ch.Doisy-Védrines;

Ch.Filhot;

Ch.Lamothe (Despujols);

Ch.Lamothe (Guignard);

Ch.Myrat; Ch.Nairac;

Ch.Romer;

Ch.Romer-Du-Hayot;

Ch.Suau.


Em 1953 (reeditado em 1959),a região de Pessac-Léognan se separou de Graves e recebeu a demarcação dos seus vinhedos (crus).

Crus Classés

Ch.Haut-Brion;

Ch.Boscaut;

Ch.Carbonnieux;

Ch.Dom.de Chevalier;

Ch.Fieuzal;

Ch.Haut-Bailly;

Ch.La Mission Haut-Brion;

Ch.La Tour Haut-Brion;

Ch.La Tour-Martillac;

Ch.Malartic-Lagravière;

Ch.Olivier;

Ch.Pape-Clément;

Ch.Smith Haut-Lafite.


Em 1954 a região de Saint-Emilion recebeu a demarcação dos seus vinhedos (crus). A cada 10 anos é feita uma nova avaliação. A classificação dos melhores é: Premier Grand Cru ("A" e "B"), Grand Cru Classé e Grand Cru.
Premiers Grand Crus "A" (1996)

Ch.Cheval Blanc;

Ch.Ausone.
Premiers Grand Crus "B" (1996)

Ch.Beauséjour-Duffau-Lagarosse;

Ch.Belair; Ch.Canon;

Ch.Clos Fourtet;

Ch.Figeac;

Ch.La Gaffelière;

Ch.Magdelaine;

Ch.Pavie;

Ch.Trotevieille;

Ch.L'Angélus;

Ch.Beau-Séjour-Bécot.


Pomerol é uma denominação muito pequena que ainda não possui uma classificação. Mesmo assim, produz alguns vinhos realmente excepcionais, tais como:

Ch.Petrus;

Ch.Le Pin;

Ch.Trotanoy;

Ch.L'Évangile;

Ch.La Fleur-Pétrus;

Ch.Le Gay.

Beba só bons vinhos...

Château Lafite Rothschild da safra de 1787 é o vinho mais caro do mundo. E também pudera! Esse vinho passou ileso à Revolução Francesa, à 2 guerras mundias e hoje é item de colecionador. Sua vinícola se orgulha disso tudo e leva no nome de duas grandes famílias francesas produtoras de vinho: Lafite e Rothschild. Os Rothschild compraram o Château Lafite em 1868, sendo que a vinícola tinha sido estabelecida pelos Lafite's ainda no século XVII. É muita história em apenas uma garrafa, não acham?




Safra 1995 por R$ 2,900,00


O Château Haut-Brion (CHB) é, para muitos especialistas, o melhor entre todos os vinhos de Bordeaux. Para alguns, como Robert Parker, trata-se simplesmente do maior vinho do mundo. O Haut-Brion é o veterano e o menor dos Premier Crus Classés de 1855. A menção mais antiga à existência de vinhas na propriedade, onde hoje está o Château, data de 1423. O castelo propriamente dito só viria a ser construído, no entanto, em 1550, por Jean de Pontac.



Safra 2002 por R$ 1,300,00






O Château Margaux é considerado um dos melhores vinhos do mundo, e consequentemente, é também um dos mais caros. Este exclusivo vinho é fabricado na região de Bordeaux, na França e, dentre os vinhos dessa área, está no grupo dos mais requintados, conhecidos como grand cru premier classé.
O proporção das uvas que formam o Château Margaux é, aproximadamente: 75% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 3% Petit Verdot e 2% Cabernet Franc

Safra 2001 por R$ 2,000,00

AMICI DI SINUE IMPORTADORA DE VINHOS.
Gerson Silva Personal Wine
Fone:(41) 3675-1988 Cel: (41) 8476-3016 / 8418-0037
amicidisinue@gmail.comwww.amicidisinue.com.brhttp://winepersonal.blogspot.com/