quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O VINHO MOSCATEL...

O VINHO MOSCATEL é proveniente da casta Moscatel Galego, que no Planalto Alijoense encontra um habitat natural perfeito, permitindo a produção de uvas de excelente qualidade e, consequentemente, a vinificação destes vinhos licorosos, doces, aromáticos, dourados e distintos.
A vinificação é feita com todo o rigor, sendo a fermentação realizada pelo sistema de curtimenta, com temperatura controlada em cubas autovidantes de aço. Este vinho é envelhecido em pipas, toneis e cubas de madeira de carvalho ou de castanho. Este estágio é feito durante vários anos, dependendo do tipo de vinho a obter, nunca inferior a três anos.

Quanto mais tempo durar o estágio, melhor se torna a qualidade do vinho. O grau alcoólico final do Vinho Moscatel ronda os 17ºC e o grau Baumé (açúcar) vai dos 3º aos 5ºC, dependendo do tipo de vinho: seco, meio-seco ou doce. Os vinhos mais secos bebem-se como aperitivos, a uma temperatura que varia entre os 6º e os 8ºC, e os doces bebem-se como digestivos, entre os 16º e os 18ºC.

Os Moscatéis da Adega Cooperativa de Alijó têm obtido inúmeros prémios e medalhas em Concursos Nacionais e Internacionais, sendo considerados internacionalmente como dos Melhores do Mundo.

1 Medalha de Campeão, o maior galardão de sempre em Portugal, no Concurso Ljubljana, Iugoslávia, em 1984.
1 Prémio Excelência, no Grande Concurso Vinhos do Mundo, 2002, em França.
23 Medalhas de Ouro, com destaque para duas medalhas obtidas em França, nos 1º e 2º Concursos dos Melhores Moscatéis do Mundo.
19 Medalhas de Prata, com destaque para duas medalhas obtidas em França, nos 1º e 2º Concursos de Melhores Moscatéis do Mundo.
6 Medalhas de Bronze, com destaque para a medalha obtida em França, no 2º Concurso dos Melhores Moscatéis do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário