quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Outback

Restaurantes decorados com pranchas, mapas, bandeiras, cangurus, coalas, bumerangues, crocodilos. No cardápio pratos com temperos marcantes. Vinhos e cervejas australianas. Tudo em um ambiente rústico e informal que beira ao selvagem. Não, não é um típico restaurante no interior desértico da remota Austrália. É apenas a descrição de um restaurante típico da rede OUTBACK STEAKHOUSE.
A história
A idéia nasceu quando quatro empresários, entre eles Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Ganon e Trudy Cooper, do estado da Flórida, decidiram montar uma steak house temática na cidade de Tampa, em fevereiro de 1988, que fugisse dos padrões convencionais. A inspiração veio do outro lado do mundo. A começar pelo nome. OUTBACK é a forma como os australianos se referem ao árido interior de seu país. Dentro dos restaurantes, a decoração rústica copiava as casas de campo da década de 50 na Austrália. E até a iluminação suave, levemente alaranjada, remetia ao pôr-do-sol da Oceania.

A rede caiu rapidamente no gosto dos consumidores. Além da atmosfera diferenciada, o cardápio foi cuidadosamente estudado para reunir os tipos de carne preferidos dos americanos (costela de porco e cordeiro) e o tempero australiano, meio doce meio apimentado. Em 1996 a rede inaugurou em Toronto no Canadá seu primeiro restaurante internacional. A partir deste momento, a rede de restaurantes cresceu rapidamente, espalhando-se pelos Estados Unidos e outros países do planeta, desembarcando no Brasil no dia 9 de novembro de 1997 na cidade do Rio de Janeiro com a inauguração de um restaurante na Barra da Tijuca, oferecendo um conceito e uma temática diferentes de tudo o que já existia no país. Pela primeira vez chegava o conceito de casual dinning, trazendo o tempero marcante do OUTBACK STEAKHOUSE, a famosa Bloomin´Onion, o refrigerante refil, atendentes universitários. E tudo isso em um ambiente descontraído para animar a todos. Ao sucesso absoluto de público desse primeiro restaurante seguiram-se as aberturas de quatro restaurantes em São Paulo e um em Campinas nos anos seguintes. Atualmente a rede conta com 18 restaurantes no país.

O cardápio

Geralmente o cardápio tradicional da rede inclui porções bem generosas com variedades de carnes bovinas (steaks), opções de peixe, camarão, frango, carne suína, cordeiro, massas, sanduíches, sopas e saladas. Há também uma seleção de pratos especiais para crianças até 12 anos. Além disso, os famosos aperitivos e sobremesas são realmente um grande diferencial em sabor. Os principais pratos do cardápio, conhecidos mundialmente, são a Bloomin' Onion (cebola gigante fatiada em forma de flor, empanada e servida com molho); Aussie Cheese Fries (batatas fritas especiais, cobertas com queijos derretidos, bacon picado e servidas com molho Ranch); Alice Springs Chicken (peito de frango grelhado coberto de bacon, champignons e queijos gratinados, temperado com molho Honey Mustard, servido com fritas); Ribs on the Barbie (costela de porco defumada e grelhada, regada ao molho Barbecue ou Billabong, servida com fritas e Cinnamon Apples); Grilled Shrimp on the Barbie (camarões grelhados servidos com o delicioso molho Remoulade); Kookaburra Wings (sobre-asas de frango, preparadas à moda de Buffalo, servidas com tempero suave ou picante); Cinnamon Oblivion (sorvete de creme com nozes caramelizadas, cinnamon apples, cinnamon croutons, calda de caramelo e chantilly); e Cheesecake Olívia (no estilo de New York com calda de raspberry ou caramelo).
Outback Bloomin´Day
No Brasil é realizado o Outback Bloomin´ Day, evento anual quando em um determinado dia, parte das vendas da famosa cebola gigante exclusiva da rede, a Bloomin´Onion, é revertida para instituições ligadas à saúde e educação infantil. O evento já está em seu quarto ano de realização.


A evolução visual

O logotipo inicial da marca tinha como símbolo um canguru carregando uma pequena trouxa (SWAG) contendo os seus pertences, que, em uma caminhada simbólica chamada de “walkabout”, representava o movimento migratório em direção a outros países vizinhos. Recentemente, em 2007, o logotipo passou por uma reformulação visual ganhando uma imagem mais simples e refinada, com a palavra Outback sob um horizonte de montanhas, que representam o relevo do próprio Outback australiano (deserto que cobre quase 2/3 do território do país).

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: Fevereiro de 1988
● Fundador: Bob Basham, Trudy Cooper, Chris T. Sullivan e Tim Gannon
● Sede mundial: Tampa, Florida
● Proprietário da marca: OSI Restaurant Partners, Inc
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Chris T. Sullivan
● CEO: William Allen III
● Presidente: Jeff Smith
● Faturamento: US$ 3.9 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 100 milhões (estimado)
● Lojas: 950
● Presença global: 23 países
● Funcionários: 116.000
● Presença no Brasil: Sim (22 lojas)
● Segmento: Restaurantes
● Principais produtos: Restaurante casual de comida australiana
● Ícones: Bloomin’ Onion (cebola) e o ambiente de seus restaurantes
● Slogan: No Rules. Just Right.
● Website: www.outback.com
A marca no mundo
A OUTBACK STEAKHOUSE tem mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos e mais de 120 em outros 22 países do mundo como Brasil, Aruba, Canadá, México, Coréia do Sul, Filipinas, Porto Rico, Peru, Ilhas Cayman. Embora tenha nascido nos Estados Unidos, fez fama como a mais australiana das cadeias de alimentação.
Você sabia?
● No Brasil a rede utiliza o slogan “Explore este sabor”.

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