
A história
A história da tradicional marca de conhaque francês tem sua origem no início do século 19 quando Emmanuel Courvoisier, um comerciante de vinhos e bebidas nativo da região de Jura, e seu sócio Jules Gallois, estabeleceu uma pequena empresa de comércio de bebidas em Bercy, um subúrbio de Paris. Diz a lenda, que no ano de 1811, Napoleão Bonaparte, depois de uma visita ao pequeno estabelecimento, que era fornecedor oficial de bebidas da Corte Imperial, onde foi recebido pessoalmente por Jules Gallois, também prefeito de Bercy, e pelo próprio Emmanuel, acabou levando muitos barris do conhaque em sua bagagem para aproveitar seus seis anos de exílio em St. Helena, uma ilha no sul do Atlântico. Depois do episódio, o conhaque vendido pelos dois comerciantes ficaria conhecido anos depois como “The Brandy of Napoleon” (O Conhaque de Napoleão).
A história da tradicional marca de conhaque francês tem sua origem no início do século 19 quando Emmanuel Courvoisier, um comerciante de vinhos e bebidas nativo da região de Jura, e seu sócio Jules Gallois, estabeleceu uma pequena empresa de comércio de bebidas em Bercy, um subúrbio de Paris. Diz a lenda, que no ano de 1811, Napoleão Bonaparte, depois de uma visita ao pequeno estabelecimento, que era fornecedor oficial de bebidas da Corte Imperial, onde foi recebido pessoalmente por Jules Gallois, também prefeito de Bercy, e pelo próprio Emmanuel, acabou levando muitos barris do conhaque em sua bagagem para aproveitar seus seis anos de exílio em St. Helena, uma ilha no sul do Atlântico. Depois do episódio, o conhaque vendido pelos dois comerciantes ficaria conhecido anos depois como “The Brandy of Napoleon” (O Conhaque de Napoleão).

No ano de 1909 a família Simon, proveniente da Inglaterra comprou a empresa, começando a construir o nome e reputação do conhaque internacionalmente, introduzindo inovações como a silhueta de Napoleão no logotipo da marca em 1950 e a de Josephine na garrafa do produto, que nesta época já era conhecido mundialmente. Em 1964 a marca foi vendida para o grupo canadense Hiram Walker. Nesta época o conhaque COURVOISIER já se tornara líder em sua categoria. No ano de 1983 o conhaque foi condecorado com o título Prestige de la France, único em sua categoria a conseguir este feito. Uma nova troca de comando ocorreu em 1986, quando a empresa passou para as mãos do grupo inglês Allied Lyons, que mais tarde viria a se chamar Allied Domecq, e da qual a Beam Global Spirits & Wine comprou a marca de conhaque francês. Em 1994 o COURVOISIER XO IMPERIAL foi nomeado melhor conhaque do mundo na International Wine and Spirit Competition.

Dados corporativos
● Origem: França
● Origem: França
● Fundação: 1843
● Fundador: Felix Courvoisier e Jules Gallois
● Sede mundial: Jarnac, França
● Proprietário da marca: Beam Global Spirits & Wine Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Jean-Marc Olivier
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 190
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Conhaques
● Ícones: A garrafa do conhaque XO Imperial
● Slogan: Le Cognac de Napoleon.
● Website: www.courvoisier.com
A marca no mundo
Os famosos e requintados conhaques da marca podem ser encontrados em mais de 140 países ao redor do mundo, vendendo mais de 13 milhões de garrafas por ano. COURVOISIER é vice-líder nos mercados americano e britânico.-
Você sabia?
● Jean-Marc Olivier é o Master Blender da COURVOISIER desde 1986, responsável por garantir a qualidade superior do conhaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário