sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vinho Aracuri Cabernet Sauvignon Safra 2008 ...

ELABORAÇÃO: É um vinho tinto seco elaborado a partir de uvas Cabernet Sauvignon cultivadas em vinhedos próprios, localizado em uma região fria, município de Muitos Capões, a 960 m de altitude. O frio relacionado com a elevada altitude prolonga a fase de maturação, favorecendo a produção de pigmentos e aromas. O sistema de condução é em espaldeira, com produtividade baixa de 8 toneladas/ha. A colheita foi manual, com seleção de cachos. A vinificação foi tradicional, porém somente com desengaçe das uvas, com adição de leveduras selecionadas e fermentação com temperatura controlada em torno dos 26ºC. Tempo de contato com as cascas até o término da fermentação alcoólica (cerca de 10 dias). Estabilização e maturação somente em tanques de aço inox.

TEOR ALCOÓLICO: 13,5%Vol.

AÇÚCARES REDUTORES: 2,03 g/L

ENVELHECIMENTO: Um ano e meio em tanques de inox e 6 meses de garrafa.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 a 7 anos.

CARACTERISTICAS ORGANOLÉPTICAS: Tem um aspecto límpido, brilhante, com cor vermelho-ruby de alta intensidade. No aroma destacam-se características especiais do Terroir, aromas de frutas vermelhas maduras como cereja, e frutas negras, cassis e ameixa, além de especiarias e final de pimenta preta. Paladar com ataque inicial agradável, arredondado, com acidez equilibrada e estruturada com taninos macios e finos com médio corpo e persistência média a longa. (Nível: Classificação de excelente qualidade). Pontuação: 87 pontos (0 a 100).

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: É um vinho estruturado, de paladar equilibrado, que harmoniza com uma diversidade de pratos, tais como carnes vermelhas, carnes de caça, massas em molhos encorpados, queijos com forte intensidade de sabor.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 17ºC

TEMPO DE DECANTAÇÃO: 20 minutos

Cristiano Zorzan
Winemaker
Aracuri Vinhos Finos
Conselho Brasileiro de Química - Regional RS (CRQ 05201993)

Confira a ficha técnica do Vinho Aracuri Cabernet Sauvignon Safra 2008 (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário