sexta-feira, 20 de março de 2009

Azeite Cartuxa ganha 1º prémio no Concurso Nacional do Azeite


O Concurso Nacional do Azeite, realizado no âmbito da VII Feira Nacional da Olivicultura, que teve lugar em Campo Maior, distinguiu o azeite virgem extra Cartuxa da Fundação Eugénio de Almeida com o 1º Prémio.
Produto emblemático do Alentejo, utilizado na alimentação mediterrânica desde há 6000 anos, o azeite é uma das apostas estratégicas de futuro da actividade agrícola da Fundação Eugénio de Almeida, que explora actualmente uma área de olival com cerca de 200 hectares; 70 hectares na Herdade do Álamo da Horta e 130 hectares na Herdade do Álamo de Cima.
A Fundação Eugénio de Almeida acreditando no valor desta cultura já tem em comercialização o azeite virgem extra Cartuxa, extraído exclusivamente da variedade Galega, com proveniência no olival do Álamo da Horta, plantado há mais de 50 anos. Para além deste azeite comercializa também as marcas São Bruno e Azeite dos Álamos.
É na Herdade do Álamo da Horta que se situa o lagar da Fundação Eugénio de Almeida. Esta moderna unidade garante uma total automatização do processo industrial, assegurando a extracção do azeite sem produção de águas-russas e utilizando, apenas, materiais que salvaguardam a qualidade do azeite obtido; aço inox e telas de qualidade alimentar.
Com a preocupação de respeitar o ambiente, este lagar dispõe de uma unidade de tratamento das águas de lavagem que permite a sua posterior utilização na rega do olival.
Hoje, com a "redescoberta" da importância do azeite como um dos principais ingredientes de uma cozinha saudável, este produto tão típico da agricultura alentejana pode tornar-se de novo num dos principais sucessos agro-comerciais do Alentejo.
CARTUXA, azeite virgem extra
O azeite Cartuxa é um azeite de qualidade superior, proveniente maioritariamente de azeitonas da variedade Galega, seleccionadas pelo seu perfeito estado sanitário e de maturação, extraído num lagar moderno, amplo e sofisticado e que, honrando o seu nome, passa por um período de repouso e solidão, nas melhores condições de conservação.
Pela sua complexidade e harmonia de cheiros e sabores pretende-se que seja, igualmente, um dos tesouros da nossa região, recordando o gosto de uma tradição bem portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário