sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A UTILIDADE/BENEFICIOS DO DECANTADOR E DA TAÇA.


A decantação tem por objetivo separar as borras dos vinhos velhos e também a importante função de oxigenar os vinhos jovens, isto é, fazendo-os respirar, colocando-os em contato direto com o oxigênio para que seus aromas e sabores sejam mais exaltados.
Muitos conhecedores e apreciadores preferem não utilizar o decantador, considerando que a oxigenação excessiva irá oxidar o vinho muito rapidamente. Porém outros preferem utilizá-lo com um propósito de que o vinho cresça e fique no auge para o seu consumo. A decantação de vinhos envelhecidos faz com que ele melhore sua aparência dando mais brilho, limpidez e intensidade, além de melhorar suas qualidades olfativas e gustativas através da aeração, levando-se em conta o tempo que ficou na garrafa.
Já a decantação dos vinhos jovens momentos antes de serem servidos, assegura-lhes a oportunidade de crescerem e evoluírem, isto é, mais macios e fáceis de beber. A utilização de uma taça grande com um bom espaço para que o vinho faça a aeração também pode ter a função de um decantador. Com isto recomendamos que se utilize as taças corretas para cada vinho, para que o ato da degustação se torne mais prazeroso e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário