sábado, 19 de setembro de 2009

Cohiba ...



Ele é muito mais que um símbolo para Cuba. É uma instituição, um verdadeiro orgulho do povo cubano. Mas principalmente, um verdadeiro orgulho para Fidel Castro. Um objeto de desejo para os conhecedores do assunto. Os charutos da marca COHIBA são apreciados pelas bocas mais exigentes do mundo quando o assunto é um bom e inesquecível “puro cubano”.


A história
Para entender o efeito mágico de um COHIBA é preciso voltar um pouco no tempo. No início dos anos 60, logo após a revolução cubana, boa parte dos barões do tabaco deixou Cuba levando embora seu conhecimento (know-how) na arte de fabricar charutos. Para provar que o país era capaz de manter a hegemonia na terra dos “habanos”, o comandante Fidel Castro criou o charuto COHIBA em 1966, sendo o primeiro a ser fabricado sob o regime comunista. Porém, sua origem é curiosa: um dia, Bienvenido Perez Salazar, chefe da segurança de Fidel, foi visto pelo “eterno” presidente cubano fumando um charuto artesanal muito bem feito. O charuto era feito por um tabaqueiro chamado Eduardo Rivera Irizarri, que trabalhava na fábrica de charutos La Corona e gostava de produzir charutos especiais para seu consumo.

Fidel não resistiu. Experimentou (aquele exemplar tinha formato diferente e sabor marcante, características que não deixaram Fidel esconder sua admiração). Gostou e imediatamente deu ordens para a produção em série. O comandante então, criou uma escola para ensinar às mulheres o ofício de enrolar charutos, numa tentativa de criar novas frentes de trabalho. No final de 1965, estava formada a primeira turma de charuteiras, esposas ou parentes dos membros da escolta de Fidel, aptas a trabalhar na fábrica. O projeto da fábrica sempre foi envolto de muitos segredos. Até a casa utilizada para a produção ganhou o nome de casa dos mistérios. Isso porque o casarão tinha sido abandonado durante a revolução cubana em 1959 e os vizinhos falavam que era habitada por fantasmas. E o fato de as pessoas que trabalhavam ali não poderem dizer a ninguém o que faziam contribuía para aumentar o suspense.


Durante vários anos, o charuto foi saboreado somente por um restrito grupo de pessoas próximas a Fidel (incluindo ele próprio, que só parou de fumar charutos em 1985 por ordens médicas, Che Guevara, pessoas do governo e corpo diplomático). A marca foi registrada somente em 1969. A partir de 1982, os charutos da marca COHIBA começaram a ser vendidos ao público com três novos tamanhos: Esplendidos, Exquisitos e Robustos. Quando apareceu nas melhores tabacarias do mundo, a marca já era conhecida como um “Embaixador Extraordinário” da nação cubana, pois era oferecido como presente diplomático, além de ser o charuto preferido do próprio Comandante Fidel.


Rapidamente, tornou-se o charuto mais desejado do planeta. Inicialmente os charutos eram comercializados em quatro tamanhos: Lancero (um charuto longo e elegante), Corona, Especial e Panetela. No ano de 1992, a Habanos S.A., produtora da marca, lançou uma linha top chamada Linea 1492, com o charuto Siglo I, para comemorar o aniversário de 500 anos do descobrimento do Caribe por Cristóvão Colombo. Recentemente, outro membro dessa linhagem, o Siglo VI, foi lançado no mercado com grande estardalhaço. Feito com a melhor seleção de folhas de tabaco de Cuba, provenientes dos campos de Pinar del Rio, o Siglo VI recebe um tratamento único. Suas folhas, envelhecidas durante três anos, contam com uma terceira fermentação (normalmente as folhas são fermentadas duas vezes), que fortalece o aroma e torna o sabor mais agradável. Foi assim que os charutos COHIBA, um dos maiores tesouros da indústria tabaqueira de Cuba, se transformaram nos prediletos dos grandes apreciadores.

Os produtos
O COHIBA é apresentado em três linhas: Clássica (desenvolvida entre 1966 e 1989) composta por Coronas Especiales, Gran Corona (24.5cm de comprimento), Esplendido (17.8cm de comprimento), Lancero (19.2cm de comprimento), Robusto (12.4cm de comprimento); 1492, criada em 1992 para comemorar os 500 anos de descobrimento de Cuba, com cinco novos formatos (Siglo I, Siglo II, Siglo III, Siglo IV e o Siglo V, que representam os cinco séculos do descobrimento); e Maduro 5 (introduzida em 2007) composta por três formatos: Gênios (calibre de 52 e 14 centímetros de comprimento), Mágicos (calibre 52 e 11,5 centímetros de comprimento) e os Secretos (calibre 40 e 11 centímetros de comprimento).

Recentemente, em 2006, para celebrar os 40 anos de COHIBA foi lançado o Behike (o nome é homenagem aos feiticeiros dos Taínos, povos primitivos cubanos), considerado “o produto mais exclusivo da história dos puros”, em caixas umidificadoras de luxo, com 40 charutos cada uma. A produção foi de 4.000 unidades, com anilhas devidamente numeradas, compondo um total de 100 umidores, sendo o único charuto que não voltará a ser fabricado. As caixas foram comercializadas ao preço de 15 mil euros.
Uma obra-prima
O tabaco destinado à elaboração do COHIBA é muito especial. Seu cultivo exige os cuidados mais extremados e a dedicação mais absoluta. Cresce em apenas 10 excelentes várzeas localizadas na zona de Vuelta Abajo, província de Pinar del Rio, a melhor de Cuba. Uma das principais características dos charutos COHIBA está no fato de que eles passam por uma terceira fermentação no tabaco utilizado para sua elaboração, processo que acrescenta um equilíbrio inconfundível ao sabor do charuto. Além disso, todos os tipos de COHIBA, dos menores aos mais robustos, são feitos exclusivamente à mão, com as seleções mais especiais das folhas de tabaco. O COHIBA não é produzido em grandes quantidades, se tornando um charuto seleto e limitado pela qualidade da colheita. Isto faz com que a marca mantenha-se no auge e continue sendo o máximo: o charuto cubano que todos desejam fumar.
Dados corporativos● Origem: Cuba● Fundação: 1966● Fundador: Fidel Castro● Sede mundial: Havana, Cuba● Proprietário da marca: Habanos S.A.● Capital aberto: Não● Presidente: Emilia Tamayo● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 1 ● Presença global: 80 países● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 500● Segmento: Tabacaria● Principais produtos: Charutos● Ícones: O Comandante Fidel Castro (seu maior garoto-propaganda)
● Website: http://www.habanos.com/
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A marca no mundo
Atualmente, COHIBA é um dos charutos mais caros do mercado, e considerado, por plantadores, como o mais seleto. Produzido na fábrica de El Laguito, os charutos podem ser encontrados em mais de 80 países ao redor do mundo.-Você sabia?● Até pouco tempo atrás, em suas andanças pelo mundo, Fidel Castro presenteava os chefes de Estado e as autoridades com uma caixa dos charutos COHIBA.

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